sábado, 1 de agosto de 2015

Nossa Vocação: Ser Discípulo Missionário do Reino

Agosto é o mês das vocações e cada domingo recordamos uma vocação específica: Dia do Padre, Dia dos Pais, Dia do Religioso(a) e Dia do Catequista. Também, no dia 15 de agosto, celebramos a festa da Assunção de Nossa Senhora ao céu, pois Maria é modelo da vocação cristã por sua livre decisão de viver segundo o projeto de Deus. 
Cada vocação é um meio de dignificar e santificar a vida pelo compromisso da fé cristã na vivência dos valores evangélicos no mundo atual. Por isso, quem vive a vocação cristã se espelha nas palavras de Maria diante da mensagem do anjo que ela iria ser a mãe do Salvador: “Faça-se em mim conforme a tua Palavra”. Fazer a vontade de Deus significa ser orientado pela Palavra e colocar a nossa vida à disposição do Reino, onde reconhecemos a nossa missão de transformar a vida. Por isso, este mês é uma oportunidade de acolher a luz da verdade para vivermos na esperança que incentiva e no amor que constrói. 
Viver a vocação cristã também é ser discípulo de Jesus na escuta da sua Palavra e no seguimento do seu ensinamento. Assim, o discípulo é chamado também a ser missionário do Reino e, anunciar Jesus e seu projeto, se torna a tarefa daquele que vive a sua vocação cristã. Neste mês vocacional queremos lembrar como é tão necessário escutar o chamado de Deus para sermos discípulos e missionários do Senhor. 
Uma boa oportunidade para renovar o compromisso de escutar, refletir e vivenciar a Palavra são as nossas Escolas Bíblicas que reiniciarão neste mês de agosto. Este ano, o estudo será sobre o evangelho de Marcos: “Discípulos – Missionários segundo a Comunidade de Marcos”. No estudo, vamos aprofundar sobre a pessoa de Jesus, o significado do discipulado e a vinda do Reino pelos gestos e ações de Jesus. Desta maneira, nós também queremos descobrir melhor a nossa própria vocação de viver em comunidade e vivenciar os valores evangélicos.
Neste mês vocacional lembramos que Deus nos chama para sermos discípulos - missionários, visando a construção do Reino de Deus. Este chamado acontece através de experiências concretas que marcam a vida da pessoa e que se tornam veículos para o encontro com Jesus. A vocação cristã inicia com o batismo, pois todos os cristãos são chamados a se colocar à disposição da comunidade e servir nos diversos serviços e ministérios para o crescimento da fé. A exemplo de Maria, queremos dar a nossa resposta afirmativa ao chamado de Deus. Esta resposta pode ser exigente e, com certeza, provocará mudanças em nossa vida. Mesmo assim, temos a certeza do dom gratuito de Deus: “Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim e da Boa Notícia, vai salvá-la” (Mc. 8, 35). 
Frei Gregório Joeright ofm

Nenhum comentário:

Postar um comentário