quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Festa da Transfiguração do Senhor



No dia 06 de agosto a Igreja celebra a Festa da Transfiguração do Senhor. Esse é um episódio misterioso e instigante da nossa fé. O evangelho do dia descreve a cena em que Jesus chama para um monte elevado, o Tabor, três testemunhas: Pedro, Tiago e João. O texto fica situado após a confissão de Pedro que Jesus é o Messias, e também depois de Jesus explicar como seria o seu messianismo o mesmo Pedro rechaça esse anúncio. Na linguagem bíblica a montanha representa o ponto onde a natureza humana se encontra com Deus: o encontro do temporal com o eterno, com o próprio Jesus fazendo o papel de ponte entre o céu e a terra . 
No Evangelho de Marcos após a subida da montanha as vestes e o rosto de Jesus se transfiguram e aparecem Elias e Moisés. Duas figuras centrais na fé judaica; Elias representa os profetas e Moisés a Lei. Neste sentido podemos dizer que é sob a ótica da vida e missão de Jesus que podemos entender com clareza os escritos do Antigo Testamento. 
Nós podemos pensar na transfiguração como um sinal da vitória, é um prenúncio da ressurreição, onde Jesus vence de forma definitiva a morte. A transfiguração quer nos mostrar que a sociedade não conseguirá deter a pessoa e a atividade de Jesus, pois esta continuará por meio de seus discípulos. Ter um encontro pessoal com Jesus, no monte, é fundamental, mas não para por aí é preciso descer o monte e continuar a missão junto ao povo que sofre. Diante de tantos sinais de morte na nossa sociedade, todos nós somos convidados, por meio de nossa ação e testemunho a transfigurar esta realidade de morte em uma realidade de vida e vida plena para todos, trazendo em nós, na nossa vida, o reflexo da glória do próprio Cristo Jesus! 
Guilherme Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário