Cor: Verde
1ª Leitura - Dt 4,1-2.6-8
Salmo - Sl 14,2-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1a)
2ª Leitura - Tg 1,17-18.21b-22.27
Evangelho - Mc 7,1-8.14-15.21-23
REFLEXÃO
Outro dia eu estava andando na rua e uma moça se aproximou e me perguntou: “O senhor celebra Missa na Catedral? ” Disse que não, mas que eu celebrava no Santíssimo e São Sebastião. Ela disse: “Vou lá porque preciso orar”. Fiquei refletindo porque ela disse “eu preciso rezar”.
- Talvez porque enfrenta algum problema, na família ou de doença ou foi ofendida e sente a necessidade de se livrar do rancor, ou talvez, sente uma grande insegurança e ela precisa pedir ajuda de Deus.
- Talvez ela acha que algo esteja errado na vida dela, tudo está dando ao contrário daquilo que ela quer e ela precisa pedir para Deus mudar esta situação e, ao mesmo tempo, pedir a força de Deus.
- Talvez a vida dela ficou sem sentido e busca este sentido em Deus, assim ela quer descobrir onde está Deus e entrar em sintonia com este Deus. Talvez ela esteja buscando algo e não sabe achar, por isso precisa rezar.
De fato, a pergunta – “onde está Deus? ” – acompanha todo aquele que crê, pois muitas vezes enfrentamos problemas, dificuldades, incertezas, somos tentados a fazer o mal, ficamos vazios e não sabemos onde achar Deus em nossas vidas.
No Exílio, antes do nascimento de Jesus, o povo perguntava: “onde está Deus? ”. Longe de sua própria terra e do Templo onde cultuava Deus, estava sofrendo uma grande escravidão. Perdeu a sua identidade como povo, sentia a necessidade de rezar, de achar Deus porque existia um grande vazio na vida deles.
O autor de Deuteronômio responde: Ouve as leis e os decretos, cumprir com os ensinamentos e tomará posse da Terra prometida – por em prática estes ensinamentos, pois assim, será manifestada a sabedoria e a inteligência perante os povos, pois este povo que tem um grande Deus que é muito próximo.
Mas não é qualquer lei – são leis e decretos justos que fazem brotar a justiça. Aí São Tiago diz: “A religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo”. Religião então significa solidariedade com os marginalizados e se guardar sempre contra o mal da mentira, ganância, vingança e corrupção deste mundo.
Então, onde está Deus?
Jesus nos ajuda a compreender: Para os fariseus e mestres da lei, Deus estava no cumprimento da lei da aparência: lavar as mãos e os copos, seguir a tradição dos antigos.
Jesus cita Isaías: este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim. De onde vem a maldade, os roubos, mentiras e ambição? De dentro de nós. É preciso inverter a lógico do mundo, pois a lógica de Deus é diferente e somente podemos entender quando somos capazes de sermos praticantes da palavra e não meros ouvintes.
Então, a pergunta: “Onde está Deus? ”, continua para nós hoje. Podemos também, perguntar: “Como achar Deus?”.
Hoje é o dia do catequista. A vocação e missão do catequista é fazer ecoar a Palavra de Deus na comunidade. Assim vamos descobrir que podemos achar Deus na prática da sua lei e da sua palavra, na pureza de coração e na vivencia do Projeto de Deus, pois o autentico relacionamento com Deus passa pelo caminho da fraternidade e justiça.
Aí a importância deste dia do catequista. Estamos num novo caminho de catequese de inspiração catecumenal onde a palavra de Deus se torna o centro da educação na fé. É a Palavra que educa na fé, ensina o caminho de Jesus, guia para a participação na comunidade. Por isso a responsabilidade é grande: conhecer a palavra que nos indica o caminho de Deus, pois pela palavra que todos nós podemos conhecer a verdade, o caminho e a vida que é Jesus. A vocação do catequista é fazer ecoar a voz de Deus na vida.
Quando descobrimos esta voz de Deus em nossas vidas, também descobrimos a necessidade de orar, entrar em sintonia com Deus, sua vontade e suas palavras para que não sejamos meros ouvintes, mas praticantes da religião pura e sem mancha através da solidariedade e da vivência do amor enfrentando todas as maldades do mundo para descobrir que Deus sempre está do nosso lado.
Frei Gregório Joeright,ofm