domingo, 11 de outubro de 2015

Belém vive o 223° Círio de Nazaré



Na manhã deste domingo, 11, a capital paraense se transforma em cenário de fé e emoção durante a maior procissão católica do país e também uma das maiores do mundo. O Círio de Nazaré que recebeu, no ano passado, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título de patrimônio histórico cultural e imaterial da humanidade, iniciou aproximadamente às 6h30, após missa celebrada pelo Arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, em frente à Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha.

A grande romaria tem 3,6 km de extensão e deve levar às ruas de Belém, aproximadamente, 2 milhões de pessoas, segundo estimativas feitas pelo Dieese PA, em quase 5 horas de procissão. O trajeto inicia em frente à Catedral de Belém, na Praça Frei Caetano Brandão, seguindo para a Praça do Relógio, Av. Portugal, Boulevard Castilhos França, Av. Presidente Vargas e Av. Nazaré até a Praça Santuário.

A alguns metros dali, já estarão posicionados desde a madrugada os 13 Carros de Promessa: Carro de Plácido, Barca da Guarda, Barca Nova, quatro Carros de anjo, Cestos de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuás e Carro da Santíssima Trindade. Todos os Carros são conduzidos por alunos de várias escolas da região, que participaram de uma manhã de formação para a colaboração voluntária. Entre os carros, serão formados os pelotões com estudantes de outras escolas que se revezam no apoio da atividade.

Outro grande símbolo da festa religiosa é disputado centímetro a centímetro na grande procissão: a Corda. O ícone foi esticado pela Guarda de Nazaré e Diretoria da Festa ainda na madrugada do domingo e sua chegada foi comemorada pelos promesseiros que já aguardavam na Av. Boulevard Castilhos França. A Corda do Círio, assim como a da Trasladação, tem 400 metros e pesa aproximadamente 600kg. De acordo com estudos apresentados pelo do Dieese PA, aproximadamente 7.000 pessoas conduzem a corda que puxa a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré.

Em mais um ano, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, fará a benção da corda, próximo ao colégio Santa Catarina e, após esse momento, a própria Guarda de Nazaré fará o corte e entregará os pedaços da corda aos fiéis. Durante a procissão do Círio, agentes das Polícias Civil e Militar, além dos Guardas de Nazaré, estarão de prontidão para identificar pessoas suspeitas de portar arma branca durante o trajeto. De acordo com a Diretoria da Festa, muitas pessoas cortam a corda para comercializar a terceiros. Quem for flagrado com faca durante a procissão será detido e responderá por porte de arma branca.

Desde 2011, a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa criaram a campanha pelo não corte antecipado da corda que surgiu pela necessidade de manter vivo este símbolo tão importante da devoção à Nossa Senhora e, também, para evitar possíveis acidentes durante as procissões.

No caminho até o destino final, na Praça Santuário, diversas homenagens e demonstrações de fé. A organização da Festa estima que a chegada da procissão deva ocorrer por volta das 12h. Lá, milhares de fiéis aguardam o início da missa que será celebrada por Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém.

Há muito tempo, o Círio de Nazaré deixou de ser apenas um dia de procissão, e todos os eventos que antecedem ou sucedem a grande procissão crescem a cada ano. Hoje a programação oficial do Círio conta com 12 romarias oficiais, mas além das procissões são realizadas visitas com a Imagem Peregrina a diversas instituições, cidades e comunidades católicas, dentro e fora do Estado. Em 2015, as visitas com a Imagem Peregrina iniciaram ainda em janeiro e em julho deste ano, a agenda já estava lotada até novembro.

Além disso, intensas atividades religiosas são realizadas durante a quinzena, o que envolve missas, vigílias, e momentos de espiritualidade, como o Círio Musical, criado em 2003. Mas em Belém, o Círio é o ano inteiro. Quando encerra uma edição, os organizadores já estão planejando a próxima. Hoje, o Círio de Nazaré é uma realização conjunta da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário