Cor: Verde
1ª Leitura - Nm 11,25-29
Salmo - Sl 18,8.10.12-13.14 (R.8a 9b)
2ª Leitura - Tg 5,1-6
Evangelho - Mc 9,38-43.45.47-48
Reflexão
Qual é o peso de uma palavra? Falamos todos os dias muitas palavras, muitas vezes sem perceber que as nossas palavras podem destruir uma pessoa, um projeto ou uma esperança, mas ao mesmo tempo podem construir, ajudar alguém, dar esperança, encorajar, alegrar.
Uma palavra pode fazer chorar, por exemplo, a notícia da morte de algum parente ou amigo. Pode trazer alegria – a notícia do nascimento de um filho ou neto. Uma palavra pode provocar o ódio e vingança ou, o amor e perdão.
Hoje celebramos o dia da Bíblia, o dia que recordamos a importância da Palavra de Deus. Para o cristão, a Bíblia é de suma importância, pois nos guia, orienta e é a revelação de Deus para nossa vida. Oferece uma luz para as mais diversas situações de nossa vida. Ela pode ser proclamada por quem Deus quer, não é propriedade de ninguém. Porque Deus usou a palavra e a palavra é o primeiro passos para a ação, pois é a palavra que penetra na mente e é o pensamento que leva os pés e as mãos para a ação.
Por isso, podemos dizer que é a Palavra de Deus que fecunda e gera vida pois em Jesus a Palavra habitou entre nós e se tornou homem, se encarnou.
Mas como acontece de fato que a palvra gera a vida? O Evangelho de hoje é um bom exemplo. Escutamos semana passada como os discípulos discutiam entre eles quem era o mais importante. Agora eles querem mostrar o poder proibindo os outros, que não fazem parte do grupo deles, de expulsar demônios. Mas para Jesus todo aquele que não é contrario está a favor na construção do Reino. É necessário tirar o mal para implantar o Reino. Qual é o mal que deve ser tirado? O Evangelho é bem claro:
- É o desejo do interesse próprio que o olho enxerga
- É o caminho do individualismo que o pé anda.
- É a força de dominar o outro que a mão alcança
Justamente as tres partes do corpo, mão, pé e olho que podem levar para a ganância, individualismo e interesse próprio.
Para Jesus é preciso arrancar este mal do nosso meio, pois a palvra deve levar a vida. Então, como nós podemos alcançar a vida?
São Tiago nos coloca um alerta, o ouro e a prata ficam enferrujados, amontar riquezas significa praticar a exploração dos outros. O que gera a vida é a prática da justiça. Assim, dá para descobrir o sentido das palavras de Jesus:
• Arrancar o olho significa que os nossos olhos não podem fitar somente nossos próprios desejos, mas precisam estar atentos para as dificuldades e necessidades dos outros.
• Cortar o pé significa que não devemos seguir o caminho do individualismo, mas ter a capacidade de caminhar como irmãos em comunidade e superar a tentação de sermos individualistas.
• Cortar a mão significa não usar nossas forças para explorar os outros, mas estender a mão para construir um mundo de justiça e igualdade.
Como nossas palavras podem ferir ou curar, matar ou favorecer a vida, devemos refletir e reconhecer como a força da palavra de Deus possa agir em nossas vidas.
Jesus nos ensina que a abertura à sua Palavra é abertura do Espírito em nossas vidas. Abrir para o Espírito é a capacidade de arrancar da nossa vida a raiz do mal para enxergar o bem, caminhar juntos e agir de acordo com a Palavra que gera vida.
Frei Gregório Joeright, OFM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário