terça-feira, 29 de setembro de 2015

RETIRO POSTULANTES E INTRODUTORES

Neste domingo (27/09) aconteceu no Seminário São Pio X, um retiro com os introdutores e postulantes da catequese de adultos, da Área São Sebastião-Santíssimo. O retiro faz parte do itinerário da catequese, e falou sobre os sacramentos. A assessoria ficou por conta de Servito Batista e Frei Gregório. O retiro terminou por volta do meio-dia e contou com uma boa participação. O próximo momento da catequese de adultos será dia 13/10 com o batismo dos adultos na igreja do Santíssimo, às 19h. 








BENÇÃO DAS GRÁVIDAS

Aconteceu neste último domingo (27/09) a Benção das Grávidas na Área São Sebastião-Santíssimo. Em São Sebastião a benção aconteceu durante a celebração das 8h e no Santíssimo na celebração das 17h30. Queremos acolher as futuras mamães que vieram ontem participar desse momento em nossas comunidades, e desejar toda a benção para a hora do parto e a saúde das crianças. A benção contou com uma grande participação das mamães, nas duas celebrações. 




sábado, 26 de setembro de 2015

26º DOMINGO Tempo Comum

Cor: Verde

1ª Leitura - Nm 11,25-29
Salmo - Sl 18,8.10.12-13.14 (R.8a 9b)
2ª Leitura - Tg 5,1-6
Evangelho - Mc 9,38-43.45.47-48
Reflexão
Qual é o peso de uma palavra? Falamos todos os dias muitas palavras, muitas vezes sem perceber que as nossas palavras podem destruir uma pessoa, um projeto ou uma esperança, mas ao mesmo tempo podem construir, ajudar alguém, dar esperança, encorajar, alegrar.
Uma palavra pode fazer chorar, por exemplo, a notícia da morte de algum parente ou amigo. Pode trazer alegria – a notícia do nascimento de um filho ou neto. Uma palavra pode provocar o ódio e vingança ou, o amor e perdão.
Hoje celebramos o dia da Bíblia, o dia que recordamos a importância da Palavra de Deus. Para o cristão, a Bíblia é de suma importância, pois nos guia, orienta e é a revelação de Deus para nossa vida. Oferece uma luz para as mais diversas situações de nossa vida. Ela pode ser proclamada por quem Deus quer, não é propriedade de ninguém. Porque Deus usou a palavra e a palavra é o primeiro passos para a ação, pois é a palavra que penetra na mente e é o pensamento que leva os pés e as mãos para a ação.
Por isso, podemos dizer que é a Palavra de Deus que fecunda e gera vida pois em Jesus a Palavra habitou entre nós e se tornou homem, se encarnou.
Mas como acontece de fato que a palvra gera a vida? O Evangelho de hoje é um bom exemplo. Escutamos semana passada como os discípulos discutiam entre eles quem era o mais importante. Agora eles querem mostrar o poder proibindo os outros, que não fazem parte do grupo deles, de expulsar demônios. Mas para Jesus todo aquele que não é contrario está a favor na construção do Reino. É necessário tirar o mal para implantar o Reino. Qual é o mal que deve ser tirado? O Evangelho é bem claro:
- É o desejo do interesse próprio que o olho enxerga
- É o caminho do individualismo que o pé anda.
- É a força de dominar o outro que a mão alcança
Justamente as tres partes do corpo, mão, pé e olho que podem levar para a ganância, individualismo e interesse próprio.
Para Jesus é preciso arrancar este mal do nosso meio, pois a palvra deve levar a vida. Então, como nós podemos alcançar a vida?
São Tiago nos coloca um alerta, o ouro e a prata ficam enferrujados, amontar riquezas significa praticar a exploração dos outros. O que gera a vida é a prática da justiça. Assim, dá para descobrir o sentido das palavras de Jesus: 
• Arrancar o olho significa que os nossos olhos não podem fitar somente nossos próprios desejos, mas precisam estar atentos para as dificuldades e necessidades dos outros.
• Cortar o pé significa que não devemos seguir o caminho do individualismo, mas ter a capacidade de caminhar como irmãos em comunidade e superar a tentação de sermos individualistas. 
• Cortar a mão significa não usar nossas forças para explorar os outros, mas estender a mão para construir um mundo de justiça e igualdade. 
Como nossas palavras podem ferir ou curar, matar ou favorecer a vida, devemos refletir e reconhecer como a força da palavra de Deus possa agir em nossas vidas.
Jesus nos ensina que a abertura à sua Palavra é abertura do Espírito em nossas vidas. Abrir para o Espírito é a capacidade de arrancar da nossa vida a raiz do mal para enxergar o bem, caminhar juntos e agir de acordo com a Palavra que gera vida.
Frei Gregório Joeright, OFM.

GINCANA BÍBLICA ADIADA

A gincana bíblica da Área São Sebastião-Santíssimo, que iria acontecer hoje a tarde, foi transferida para uma data posterior.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

CURSO DE NOIVOS REGIÃO 1

Dos dias 28/09 à 01/09, na Paróquia do Santíssimo, acontecerá o curso de noivos da Região 1 de Pastoral. O horário será sempre às 19h30. Você pode se inscrever em qualquer paróquia da Região 1, ou diretamente na secretaria do Santíssimo.


BENÇÃO DAS GRÁVIDAS

Neste próximo domingo (27/09), será realizada na Área São Sebastião-Santíssimo a benção das grávidas. Em São Sebastião será na missa das 8h (manhã). E no Santíssimo na missa das 17h30. Todas as grávidas e suas famílias estão convidadas a participar conosco deste momento de benção.


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

COORDENAÇÃO DA CATEQUESE

Neste último sábado (19/09) aconteceu no Cumarú um encontro com a coordenação da catequese da Área São Sebastião-Santíssimo. Estiveram presentes representantes de todas as catequeses batismo, de crianças, de jovens e adultos. Na oportunidade foi avaliada a caminhada da catequese de nossa área, as luzes e desafios do processo. E também foram feitas sugestões para a o próximo ano. Que o Senhor sustente a fidelidade dos nossos catequistas na missão de comunicar o amor do Pai!





FORMAÇÃO DOS MONITORES BÍBLICOS

Na última sexta-feira (18/09) no Centro Paroquial de São Sebastião, aconteceu mais um encontro de formação para os monitores bíblicos da área São Sebastião-Santíssimo. O encontro contou com uma boa participação e foi uma oportunidade de trocar experiências e aprender juntos sobre o Evangelho de Marcos. A reflexão foi conduzida por Frei Gregório, e os grupos trouxeram os encontros preparados para refletirmos juntos, teve até música e poesia sobre os temas.







sábado, 19 de setembro de 2015

25º DOMINGO Tempo Comum

Cor: Verde
1ª Leitura - Sb 2,12.17-20
Salmo - Sl 53,3-4.5.6.8 (R. 6b)
2ª Leitura - Tg 3,16-4,3
Evangelho - Mc 9,30-37
REFLEXÃO
Quem é o mais importante na sociedade em que vivemos? Apesar do fato que falamos muito sobre a igualdade e fraternidade, a sociedade está baseada na desigualdade. Existem pessoas mais importantes que outras. Podemos então, perguntar: quais são os critérios para dizer que alguém é mais importante que os outros?

Primeiro, podemos dizer que é o dinheiro. Quem tem mais recursos materiais se considera mais importante e é olhado pelos outros também como sendo o mais importante. O dinheiro dá a impressão de grandeza e privilegio.
Segundo, o poder faz alguém importante. Quem manda nos outros se impõe, e então, pode dominar os outros e deve ser obedecido. Mandar e dominar é ser importante.
Terceiro, o prestigio e fama são o caminho para aqueles que querem ser importantes. Atores de novela, jogadores, cantores, todos querem alcançar a fama e o prestigio e quem alcança isto se torna mais importante que os outros.
Para as pessoas importantes sempre tem o primeiro lugar, preferência de tratamento, mais respeito e consideração. Ser importante é ter privilegio.
O que isto provoca? Podemos dizer que as diferenças sociais e as desigualdades provocam divisões, conflitos e ciúmes. Na família pode acontecer separações pelo fato de um membro querer ser maior e se impor. Assim ser considerado mais importante é motivo de divisão.
No trabalho acontece discussões, críticas, ambições e rivalidades. A raiz de tudo é justamente o desejo, consciente ou inconsciente, de ser o maior. Assim, se busca cargos, títulos, honrarias ou elogios.
Na própria comunidade crista, há os conflitos pelo desejo de ser maior. São Tiago nos diz: onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más.
No evangelho de hoje, Jesus começa a ensinar os discípulos, falando que o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens e eles o matarão, mas depois de três dias ele ressuscitará. Com certeza a morte de cruz era um escândalo, reservada para os marginalizados e excluídos, os desprezados e, portanto, os menos importantes na sociedade. Com o seu ensinamento e sua prática, Jesus estava na contramão.
Para os discípulos este ensinamento não é só não compreendido, mas também fora de qualquer possibilidade, por isso, os Apóstolos não concordam e fecham-se num estranho silêncio: "Tinham medo de interrogá-lo". Eles manifestam esta falta de compreensão no caminho, pois estava discutindo entre eles quem era o maior, o mais importante. Queriam ter o melhor lugar, os privilégios dos mais importantes. Jesus então dá uma grande lição, "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o ultimo e que serve a todos". Depois pegou uma criança e colocou-a no meio deles e disse: "Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que acolhe". Porque uma criança? É porque a criança não tem riqueza e nem posses, não tem poder de mandar em ninguém e não tem nem fama e nem prestigio, em outras palavras não tem importância na sociedade. De fato, o que admiramos numa criança não é o poder, a riqueza, a sabedoria humana, mas a simplicidade e a transparência. E é justamente por isso que Jesus coloca a criança bem no meio para servir de exemplo para todos.
Esta reflexão deve nos ajudar a pensar na comunidade cristã e como deve ser a nossa prática no dia-a-dia. É interessante notar que Jesus faz este ensinamento na casa, lugar que representa a própria comunidade, e, justamente, o lugar onde deve existir a fraternidade e igualdade entre as pessoas, fruto do da prática de servir uns aos outros.
Por isso, servir aos outros sempre é uma grande oportunidade de mostrar que podemos promover a união, o entendimento e a igualdade entre nós. Aquilo que nos deve nos mover é a vontade de servir e de partilhar com os irmãos os dons que Deus nos concedeu. As palavras de Jesus são claras e atuais para nós hoje: "Quem quiser ser o primeiro, seja o último e o servo de todos".
Frei Gregório Joeright, ofm

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

AVALIAÇÃO DA FESTA

Na noite desta terça-feira (15/09), no salão paroquial do Santíssimo aconteceu a segunda parte da reunião para avaliação das festividades do Santíssimo 2015. Na oportunidade foi feita a prestação de contas para as equipes e foram dadas sugestões para melhorarmos nossa festa no ano que vem. Mais uma vez agradecemos a disponibilidade de todos que se doaram para fazer uma bela festa na comunidade. Que Jesus Eucarístico abençoe a todos!




RITO DA LUZ

Os jovens da catequese de iniciação a vida cristã do santíssimo, participaram na noite desta terça-feira (15/09) de mais um rito que faz parte do itinerário da IVC. O rito da luz, onde os jovens recebem a luz de Cristo para sua vida, lembrando do dia de seu batismo. Os padrinhos de crisma estiveram presentes nesta celebração, para orientar e auxiliar na caminhada dos jovens. O convite é que todos agora sejam de fato luzes na vida dos irmãos e da comunidade. Três jovens receberam Jesus Eucarístico pela primeira vez, que o corpo e o sangue de Cristo os sustente na caminhada. E como dizia o canto inicial: "Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo."







segunda-feira, 14 de setembro de 2015

1º Eucaristia dos Jovens da Crisma

Alguns jovens da Iniciação da Vida Cristã de São Sebastião, receberam neste sábado (05/09) o sacramento da comunhão pela primeira vez. Foi um momento marcante na caminhada cristã desses jovens, que se preparam para receber o sacramento da crisma. Que Jesus, o pão eucarístico, os ajude a continuar a trilhar o caminho do crucificado-ressuscitado! Parabéns para todos.






EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ



A Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro, celebra a cruz como um instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo da vitória de Jesus sobre o pecado e a morte.
A Igreja Católica conhece a festa da Invenção da Santa Cruz, celebrada no quinto e sexto séculos, em memória da célebre aparição do sinal da Cruz, na batalha da ponte Milvia, que deu a vitória ao imperador Constantino sobre Maxencio, e a festa do Lenho, pela Imperatriz Santa Helena. Segundo a tradição, a verdadeira Cruz foi descoberta em 326, por Helena de Constantinopla, mãe do Imperador Constantino Isso, durante peregrinação a Jerusalém. A cruz nos estimula ao sacrifício, ao heroísmo e ao martírio. Nela, todos nós encontraremos uma nova inspiração e impulso evangelizador. Olhando para o Cristo na Cruz, tornamo-nos seus discípulos, seus alunos, seguidores dos seus ensinamentos e dos seus passos. A Cruz nos solidariza com os que sofrem: doentes, encarcerados, injustiça dos excluídos. .Ao fazermos o sinal da Cruz, professamos a nossa fé. Portanto a Cruz nos fala de um amor sem limites e sem explicações, de um amor humano-divino de total doação, Jesus Cristo.
Por Antônia Torres. Fonte :Revista Brasil Cristão.

sábado, 12 de setembro de 2015

ENCONTRO PASTORAL SOCIAL

Nos dias 10 e 11 de setembro, no salão paroquial do Santíssimo, aconteceu um encontro com a Pastoral Social Diocesana. Este encontro segue a prioridade Diocesana de criação e revitalização da pastoral social e também é um dos projetos do Plano de Pastoral da Área São Sebastião-Santíssimo. O encontro contou com uma boa participação de lideranças de nossas comunidades, refletimos sobre a importância e a missão da Pastoral Social, a partir de nossa realidade, que interpela a uma ação organizada. Foi pauta na discussão também, os grandes projetos pensados para a nossa cidade, de modo especial, a construção do porto graneleiro no Lago do Maicá. Um projeto cruel e perverso, que irá privatizar, aterrar e destruir uma área de proteção ambiental, e expulsar de lá toda uma população que depende do lago para sobreviver e que já reside naquela região a várias gerações. Os impactos no entanto não ficam restritos aquelas comunidades, mas atingem toda a cidade de Santarém. É preciso termos coragem de atender o que nos pede o Papa Francisco em sua última encíclica e nos coloquemos em defesa da vida, de toda espécie de vida.









quinta-feira, 10 de setembro de 2015

‘LAUDATO SI’ SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM

No dia 24 de maio de 2015, na solenidade de Pentecostes, o Papa Francisco lançou uma nova encíclica sobre a ecologia, um tema urgente para os dias de hoje. Quero compartilhar com vocês algumas reflexões feitas pelo Papa sobre o cuidado que devemos ter com a nossa casa comum:

“Laudato si’, mí Signore” – Louvado sejas, meu Senhor, cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras”. (n. 1)
Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que está gemendo como que “dores de parto” (Rm 8,22). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra. O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos. (n. 2)
Não quero prosseguir esta encíclica sem invocar um modelo belo e motivador. Tomei o seu nome por guia e inspiração, no momento da minha eleição para o Bispo de Roma. Acho que Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. É o santo padroeiro de todos os que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não são cristãos. Manifestou uma atenção particular pela criação de Deus e pelo mais pobres e abandonados. Amava e era amado pela sua alegria, a sua dedicação generosa, o seu coração universal. Era um místico e um peregrino que vivia com simplicidade e numa maravilhosa harmonia com Deus, com os outros, com a natureza e consigo mesmo. Nele se nota até que ponto são inesperáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenho na sociedade e a paz interior. (n. 10)
Queremos que estas palavras do Papa Francisco sejam inspiradoras para a nossa prática do dia a dia no cuidado com a natureza e a vida do planeta. Atitudes como estas são fundamentais para a vivência da nossa fé e do nosso compromisso cristão.

Frei Gregório Joeright

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

23º DOMINGO Tempo Comum

Cor: Verde
1ª Leitura - Is 35,4-7ª
Salmo - Sl 145,7.8-9a.9bc-10 (R.1.2a)
2ª Leitura - Tg 2,1-5
Evangelho - Mc 7,31-37
“Brasil, um sonho intenso, um raio vívido. De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu risonho e límpido a imagem do Cruzeiro resplandece!”

Nesta semana da pátria, o hino nacional é cantado muitas vezes pelo povo brasileiro e quando se canta: “Ó Pátria amada, idolatrada. Salve! Salve!” é motivo de muita emoção. Se a gente fosse dizer a frase de outro jeito poderíamos dizer: O Brasil é como um sonho intenso, e já que em nosso céu limpa e clara a cruz de Cristo resplandece, desta cruz desce um raio brilhante que ilumina Brasil. Ou seja, o Brasil está sob o amparo e a proteção de Cristo.
E dizer que Brasil está sob a proteção de Cristo é reconhecer que Jesus não somente nos protege, mas também nos indica o caminho, a maneira que devemos viver. Esta confiança nos leva a acreditar em Cristo como o Messias que veio salvar a toda a humanidade. É acreditar que Jesus é aquele que foi prometido pelo Pai e, por meio dele, Deus manifesta seu amor e sua solidariedade ao povo.
Justamente foi esta a esperança do povo no tempo do profeta Isaias. A esperança na vinda do Messias era acreditar que Deus vai agir em favor dos pobres e injustiçados. Assim, os coxos vão andar e os cegos vão enxergar e os surdos e mudos vão ouvir e falar. A terra seca será regada com a água da justiça, que produz frutos de vida em abundância para todos.
No evangelho, é o próprio Jesus que vai cumprir esta profecia de Isaías. Jesus está diante do surdo e mudo que representa os mais necessitados da sociedade. Também representa os próprios discípulos que, apesar de estarem em companhia com Jesus e ouvirem os seus ensinamentos e verem sua prática, ainda não entendem que tipo de Messias ele é. Contaminados pelo fermento dos fariseus, esperavam um Messias triunfalista, dominando pela força das armas os inimigos. Eles são surdos e cegos e também mudos porque não compreendem quem é Jesus e não conseguem anunciar o seu evangelho com coerência e autenticidade. Na sua ação de curar, Jesus se manifesta solidário com as pessoas que sofrem. O Messias que, conduzido pelo Espírito, veio anunciar a esperança e a vida plena do Reino aos sofredores e abatidos.
Voltando para o nosso Brasil, como estamos debaixo da imagem do Cruzeiro resplendente, isto é, sob a proteção de Jesus como Messias, nós precisamos descobrir a verdadeira ação que devemos praticar como cristãos e cidadãos.
Brasil é um país bonito com o povo alegre e acolhedor, onde se vive muitos valores cristãos de fraternidade e solidariedade. Ao mesmo tempo, no nosso país, há uma multidão de excluídos e mutilados pelo fato que se coloca em primeiro lugar o crescimento econômico e o lucro e não a vida das pessoas. Estar sob a proteção de Jesus significa lembrar a sua ação diante dos sofredores. Nós também precisamos lutar por um país mais justo onde se manifesta o amor às pessoas que sofrem. A vivência destes valores cristãos deve “brilhar como um sonho intenso, um raio vívido”.
Estar sob a proteção de Jesus é lembrar com todos são iguais e que não deve existir “acepção entre as pessoas”. São Tiago nos ensina como é fundamental o respeito mútuo entre todas as pessoas, pois Deus escolheu os pobres para serem ricos na fé. Este respeito deve ser a prática nossa de todo dia. Respeito nas famílias onde existe a compreensão e o diálogo, respeito pelas leis do transito valorizando a vida, respeito e honestidade nos negócios, no trabalho e na escola, respeito e igualdade no tratamento das pessoas nos hospitais e nas repartições públicos. Quando todos os brasileiros e brasileiras vivem este respeito com certeza nosso “formoso céu será risonho e límpido”.
Amar a pátria idolatrada é não ser omisso. Diante de tantas injustiças, corrupção, maldades e desigualdades sociais, precisamos alertar para os perigos de desviar do caminho de Jesus. Isto significa que, como Jesus, queremos ser solidários, especialmente com os mais sofridos. Assim, a profecia de Isaías ganha sentido para nós e para o nosso país: “A terra seca será regada com a água da justiça, que produz frutos de vida em abundância para todos”.
Não devemos simplesmente cantar o hino nacional nesta semana da pátria, mas também descobrir como nós, cristãos e cidadãos, possamos imitar Jesus, o Messias, e viver o amor e a solidariedade neste grande país que é o Brasil: “És tu Brasil a terra adorada. Ó Pátria amada, és a mãe gentil e carinhosa dos filhos deste solo”. 
Frei Gregório Joeright

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

2º Gincana Bíblica

No dia 26 de setembro, a partir das 15h30, no Ginásio do Colégio Dom Amando, será realizada a 2º Gincana Bíblica para os jovens da Área São Sebastião-Santíssimo. A gincana será promovida pelo JUASS (Juventude da Área São Sebastião-Santíssimo), para todos os jovens da catequese, pastorais, ceb´s, grupos e movimentos de nossa área pastoral. Amado jovem, não fique de fora dessa!
#compartilheessaideia
#2ºgincanabiblicaeuvou
#partiugincanabiblica
Compartilhe e comente! 

terça-feira, 1 de setembro de 2015

MISSA DIA DO CATEQUISTA

Neste último sábado dia 29 de agosto, foi celebrada na Igreja do Santíssimo, a missa em homenagem ao dia do catequista. Junto com a comunidade, os nossos catequistas receberam o parabéns  pelo seu dia e a benção para permanecer firmes na caminhada. Parabéns a todos os homens e mulheres que dedicam o seu tempo na missão de evangelizar! Parabéns a todos!.