terça-feira, 14 de julho de 2015

"Laudato Si" :Louvado Sejas


Recentemente os olhos dos meios de comunicações mundiais voltaram-se para o Vaticano, para a divulgação da já aguardada Encíclica do Papa Francisco. Uma encíclica é um texto que em longas páginas detalha temas referentes à doutrina e à pastoral, como cultura e economia e, agora, no caso da Laudato Si, os cuidados com o meio ambiente. As encíclicas refletem os problemas enfrentados pela sociedade contemporânea e orienta a ação dos católicos para a solução destes. 
O primeiro Papa a usar o nome de Francisco empresta deste o cuidado pela natureza e por todo tipo de vida. Laudato Si, significa Louvado Sejas, e de fato nos convida a olhar o mundo e a criação não como fonte inesgotável de riquezas, mas sim como casa comum, e, portanto, temos o dever de cuidar e respeitar. 
Dom Sérgio da Rocha presidente da CNBB ressalta que a encíclica Laudato Si, é “uma carta de intenções do pontificado de Francisco” e que “A importância deste texto vai muito além da Igreja. ” Segundo o teólogo Francisco Ribeiro professor da PUC-SP: “Francisco pode encaminhar o que muitos líderes e cientistas não conseguiram fazer. ” De fato, o sucessor de Pedro, pretende chacoalhar todas as nações e forças vivas que lutam em defesa do meio ambiente, e alertar o mundo dos graves efeitos que os desequilíbrios do clima podem causar na vida das pessoas, sobretudo nos mais pobres. Assevera Francisco: “A desigualdade não afeta apenas os indivíduos, mas países inteiros, e obriga a pensar uma ética das relações internacionais (...). O aquecimento causado pelo enorme consumo de alguns países ricos tem repercussões nos lugares mais pobres da Terra, especialmente na África, onde o aumento da temperatura, juntamente com a seca, tem efeitos desastrosos no rendimento das cultivações. ” 
Para nós que moramos num berçário mundial, o texto de Francisco nos convoca a reconhecer a beleza da criação e a lutar para defende-la, sigamos o exemplo de um outro Francisco que viveu a muito tempo atrás e que chamava de irmã todas as criaturas e que por meio de toda a criação possamos dizer Louvado Seja meu bom Senhor. 
Guilherme Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário