quinta-feira, 5 de novembro de 2015

MENSAGEM DO PÁROCO - NOVEMBRO


“DÍZIMO: DOAÇÃO E PARTILHA”
Nos dias 31 de outubro a 08 de novembro, celebramos, em toda a Diocese de Santarém, a 17ª Semana do Dízimo. Este ano o tema que será refletido é “Dízimo: Doação e Partilha”. É um tema muito oportuno porque nos ajuda a entender como o dízimo é um gesto concreto de partilha com a comunidade, com a missão da Igreja e com os necessitados. É também reconhecimento que Deus é dono de tudo, e, viver a partilha através do dizimo, é sinal de gratidão por tudo que Ele tem nos dado. 
O texto que fundamenta esta reflexão é do Livro dos Atos dos Apóstolos: “E não havia necessitados entre eles...” (At 4,34). Podemos dizer que a partilha nos aproxima de Deus e dos irmãos e cria laços que fortalecem o relacionamento entre as pessoas. Por isso quem sabe viver a partilha, reconhece que é um gesto de doação onde vivemos de acordo com a prática da primeira comunidade cristã onde a vivência do amor e da solidariedade era sinal do compromisso de fé. 
Por isso, podemos dizer que é Deus quem faz crescer o fruto da justiça manifestado na doação e na partilha. Esta pratica é abençoada pelo Pai que dá a semente do amor e da misericórdia. A nossa opção pelo Dízimo deve produzir em nós os sentimentos da alegria, da gratidão, da generosidade, pois, o dízimo é a expressão de graça divina e manifestação espontânea de gratidão para com nosso Criador. É manifestação de obediência à Palavra e de maturidade espiritual que nos leva a glorificar e a consagrar nossa partilha para que ela se multiplique e ajude a saciar as necessidades de nossos irmãos e nossa Igreja.
Além disto, o Dízimo nos ajuda a tomar a consciência de pertença comunitária, pois, ele é um instrumento prático de superação do individualismo presente em todo cristão. Seu objetivo é agradecer a Deus por todos os benefícios recebidos em forma de partilha. O Dízimo nasce no coração dos filhos de Deus, pois o coração humano é a morada de Deus, por excelência. E é justamente lá, no lugar da sua morada, que somente Deus pode dar verdadeiramente sua graça de maneira graciosa.
Por tudo isto, a opção pelo dízimo é sinal da nossa gratidão a Deus e à própria comunidade. O dizimista tem a consciência que a oferta do dízimo ajuda a realizar as ações pastorais que contribuem para o crescimento da comunidade, favorecem a missão da Igreja e manifestam a solidariedade com os mais necessitados. Participar da graça do Senhor como dizimista nos introduz na vida da comunidade e nos faz anunciadores do evangelho e colaboradores na construção do Reino de Deus. 
Refletir sobre a prática do dízimo é reconhecer a importância da gratidão na nossa vida cristã. Quem vive a gratidão, vive também a generosidade e é capaz de viver a partilha. É também o caminho da felicidade, pois “não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas é a gratidão que nos faz felizes”. Agradecidos a Deus por todos os dons recebidos, somos todos convidados a fazer a opção pelo dízimo e manter a nossa fidelidade como dizimistas comprometidos na missão da Igreja e no compromisso da nossa fé. 
Frei Gregório Joeright, ofm

Nenhum comentário:

Postar um comentário