terça-feira, 28 de abril de 2015

NOTA DA CNBB SOBRE O MOMENTO NACIONAL.

"Entre vós não deve ser assim” (Mc 10,43).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reunida em sua 53ª Assembleia Geral, em Aparecida-SP, no período de 15 a 24 de abril de 2015, avaliou, com apreensão, a realidade brasileira, marcada pela profunda e prolongada crise que ameaça as conquistas, a partir da Constituição Cidadã de 1988, e coloca em risco a ordem democrática do País. Desta avaliação nasce nossa palavra de pastores convictos de que "ninguém pode exigir de nós que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos” (EG, 183).
O momento não é de acirrar ânimos, nem de assumir posições revanchistas ou de ódio que desconsiderem a política como defesa e promoção do bem comum. Os três poderes da República, com a autonomia que lhes é própria, têm o dever irrenunciável do diálogo aberto, franco, verdadeiro, na busca de uma solução que devolva aos brasileiros a certeza de superação da crise.

A retomada de crescimento do País, uma das condições para vencer a crise, precisa ser feita sem trazer prejuízo à população, aos trabalhadores e, principalmente, aos mais pobres. Projetos, como os que são implantados na Amazônia, afrontam sua população, por não ouvi-la e por favorecer o desmatamento e a degradação do meio ambiente.
A lei que permite a terceirização do trabalho, em tramitação no Congresso Nacional, não pode, em hipótese alguma, restringir os direitos dos trabalhadores. É inadmissível que a preservação dos direitos sociais venha a ser sacrificada para justificar a superação da crise.
A corrupção, praga da sociedade e pecado grave que brada aos céus (cf. Papa Francisco – O Rosto da Misericórdia, n. 19), está presente tanto em órgãos públicos quanto em instituições da sociedade. Combatê-la, de modo eficaz, com a consequente punição de corrompidos e corruptores, é dever do Estado. É imperativo recuperar uma cultura que prima pelos valores da honestidade e da retidão. Só assim se restaurará a justiça e se plantará, novamente, no coração do povo, a esperança de novos tempos, calcados na ética.
A credibilidade política, perdida por causa da corrupção e da prática interesseira com que grande parte dos políticos exerce seu mandato, não pode ser recuperada ao preço da aprovação de leis que retiram direitos dos mais vulneráveis. Lamentamos que no Congresso se formem bancadas que reforçem o corporativismo para defender interesses de segmentos que se opõem aos direitos e conquistas sociais já adquiridos pelos mais pobres.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215/2000, por exemplo, é uma afronta à luta histórica dos povos indígenas que até hoje não receberam reparação das injustiças que sofreram desde a colonização do Brasil. Se o prazo estabelecido pela Constituição de 1988 tivesse sido cumprido pelo Governo Federal, todas as terras indígenas já teriam sido reconhecidas, demarcadas e homologadas. E, assim, não estaríamos assistindo aos constantes conflitos e mortes de indígenas.
A PEC 171/1993, que propõe a redução da maioridade penal para 16 anos, já aprovada pela Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça da Câmara, também é um equívoco que precisa ser desfeito. A redução da maioridade penal não é solução para a violência que grassa no Brasil e reforça a política de encarceramento num país que já tem a quarta população carcerária do mundo. Investir em educação de qualidade e em políticas públicas para a juventude e para a família é meio eficaz para preservar os adolescentes da delinquência e da violência.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, em vigor há 25 anos, responsabiliza o adolescente, a partir dos 12 anos, por qualquer ato contra a lei, aplicando-lhe as medidas socioeducativas. Não procede, portanto, a alegada impunidade para adolescentes infratores. Onde essas medidas são corretamente aplicadas, o índice de reincidência do adolescente infrator é muito baixo. Ao invés de aprovarem a redução da maioridade penal, os parlamentares deveriam criar mecanismos que responsabilizem os gestores por não aparelharem seu governo para a correta aplicação das medidas socioeducativas.
O Projeto de Lei 3722/2012, que altera o Estatuto do Desarmamento, é outra matéria que vai na contramão da segurança e do combate à violência. A arma dá a falsa sensação de segurança e de proteção. Não podemos cair na ilusão de que, facilitando o acesso da população à posse de armas, combateremos a violência. A indústria das armas está a serviço de um vigoroso poder econômico que não pode ser alimentado à custa da vida das pessoas. Dizer não a esse poder econômico é dever ético dos responsáveis pela preservação do Estatuto do Desarmamento.
Muitas destas e de outras matérias que incidem diretamente na vida do povo têm, entre seus caminhos de solução, uma Reforma Política que atinja as entranhas do sistema político brasileiro. Apartidária, a proposta da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, da qual a CNBB é signatária, se coloca nessa direção.
Urge, além disso, resgatar a ética pública que diz respeito "à responsabilização do cidadão, dos grupos ou instituições da sociedade pelo bem comum” (CNBB – Doc. 50, n. 129). Para tanto, "como pastores, reafirmamos ‘Cristo, medida de nossa conduta moral’ e sentido pleno de nossa vida” (Doc. 50 da CNBB, Anexo – p. 30).
Que o povo brasileiro, neste Ano da Paz e sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, supere esse momento difícil e persevere no caminho da justiça e da paz.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Dom José Belisário da Silva, OFM
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Vice Presidente da CNBB
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

segunda-feira, 27 de abril de 2015

RÁDIO RURAL NO SEU CELULAR


A Rádio Rural de Santarém pode lhe acompanhar agora no seu celular. 
O aplicativo da Rádio já está disponível na Google Play. Basta procurar na loja de aplicativos do seu celular por: Rádio Rural de Santarém. 
Você poderá acompanhar a programação da nossa Rádio Rural ao vivo pelo seu celular! Vamos divulgar mais este serviço em prol da evangelização da Diocese de Santarém!


domingo, 26 de abril de 2015

COROINHAS SÃO SEBASTIÃO

Na manhã deste sábado (25/04), os coroinhas da comunidade de São Sebastião, tiveram um encontro especial de formação. Frei Jhon, conduziu o momento. Após as orientações foi servido um café reforçado onde todos puderam se confraternizar.







FORMAÇÃO LITÚRGICA PARA CRISMANDOS

Os jovens que se preparam para receber o sacramento da crisma na comunidade de São Sebastião, tiveram nesta sexta (24/04) um encontro especial sobre a liturgia. O encontro foi assessorado pelo Agente de Pastoral Servito Batista. O encontro contou com a presença dos jovens e foi momento oportuno de aprendizado.






sexta-feira, 24 de abril de 2015

CARTAZ DA FESTA DO SANTÍSSIMO!

Apresentamos aqui em primeira mão, o cartaz das festividades do Santíssimo 2015! O cartaz é fruto da reflexão da comunidade. Curta e compartilhe em suas redes sociais para que mais irmãos sejam atingidos!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

15º SEMANA DA COMUNICAÇÃO

A Diocese de Santarém, através da Pastoral da Comunicação vai realizar a Semana da Comunicação. Será 25 de abril a 03 de maio. O evento que está em sua 15ª edição traz para o debate o tema: Comunicação, família e sociedade em tempos de rede. Está relacionado à mensagem do papa Francisco para o 49º Dia Mundial das Comunicações, à Campanha da Fraternidade e a Urgência pastoral da Diocese, Evangelização da Família.

Eis a programação:
A abertura oficial será no dia 25, com uma celebração Eucarística na Catedral de N. Sra. da Conceição, às 19h30. Nas comunidades também haverá celebrações de abertura.

Durante a semana, paróquias e comunidades, grupos de jovens, de oração promovem encontros, seminários, roda de conversa, palestras, oficinas, etc.

No dia 30 de abril, vai acontecer um Painel integrado, às 19h30, no auditório do IESPES, sobre o tema:Comunicação e sociedade em tempos: Do simples ao complexo.
Público: escolas, universidades, pastorais, lideranças comunitárias, etc.
Convidados: Professores Paulo Lima, Rosa Rodrigues e Cléo Neves.
Taxa de investimento: 5 reais para estudantes e 10 reais para profissionais, com direito a certificado. A inscrição pode ser feita na FIT, IESPES, UFOPA e na Rádio Rural.

Dia 1º de Maio: Baile da comunicação
Local: sede do Fluminense
Animação: Banda Raízes da Terra. Pre-show da caravana Nossa Serenata da Rádio Rural
Hora: 22h
Venda de mesas (R$-50,00)com os membros da Pascom nas comunidades e na recepção da Rádio Rural E NA PARÓQUIA DO SANTÍSSIMO. Haverá também venda de ingressos.

Dias 2 e 3 de maio: Caravana das águas e Puxirum da Comunicação
Local: comunidades da paróquia Sant’Ana – Arapixuna
Atividades: palestras, encontro com crianças, casais, jovens, idosos, professores, alunos, oficinas, atividades laborais, etc.
Saída do barco: 19h do dia 02.

Encerramento da 15ª Semana nas comunidades e paróquias.

sábado, 18 de abril de 2015

SHOW DO CANTOR JONNY EM SANTARÉM.

Já é neste domingo, 19 de abril, o show “Jonny em Santarém”. Ele vem de Brasília comemorar 30 anos de carreira. Será no Rancho Show Bar (em frente ao Parque da Cidade). Inicia às 20h. É destinado aos jovens, comunidades, paróquias, pastorais, grupos de oração, famílias e o povo em geral. O ingresso é no valor de 10 reais e pode ser adquirido na Garapeira Ipyranga, na recepção da Rádio Rural, em secretarias paroquiais.
O show terá a participação de artistas santarenos. Boa pedida para o domingo.
O show será mais bonito com a sua presença!

MONITORES BÍBLICOS


Os monitores bíblicos da Área São Sebastião-Santíssimo reuniram-se ontem (17/04), para avaliarem a caminhada das escolas bíblicas nestes últimos anos. Na oportunidade foram sugeridas algumas medidas que podem auxiliar na caminhada e apresentado o calendário para a formação dos monitores. 
O projeto das escolas bíblicas é diocesano, e foi iniciado a partir da Missão Diocesana de 2010, e já vai para o 5º ano de funcionamento. Neste ano as escolas refletirão o evangelho de Marcos, a partir do mês de Agosto









quarta-feira, 15 de abril de 2015

SESSÃO DA CÂMARA DISCUTE A TEMÁTICA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE


Na manhã desta terça-feira (14/04) ocorreu a Sessão Especial na Câmara de vereadores de Santarém sobre a Campanha da Fraternidade 2015. Contou com a participação de padres, irmãos missionários, pastores de igrejas evangélicas, autoridades da segurança e alunos e professores. Na sua fala o presidente da Câmara vereador Reginaldo Campos, lembrou que os valores simples vem sendo deturpados por esta sociedade e a Igreja tem o papel profético tal qual João Batista de denunciar e conduzir a sociedade no caminho certo. Pe. Ademar, representando D. Flávio -que não esteve presente devido a compromisso junto a CNBB- destacou em sua fala que a Igreja deve atuar como uma cuidadora do mundo, por isso, deve se preocupar com toda a população e os problemas sociais que lhes são infligidos. Lembrou ainda que não podemos ser uma Igreja encerrada em nossas próprias estruturas. Pe. Guilhermo, da pastoral Social da Diocese, destacou que os pobres e excluídos gritam por nosso socorro, e que a Igreja faz opção preferencial por eles. 
As diversas falas que seguiram expressaram a importância da igreja no contexto social. A sessão contou com boa participação popular, e o destaque foi a presença de uma turma de alunos da Escola Terezinha de Jesus, acompanhados da Professora Rita. 
A Câmara Municipal abriu suas portas para acolher esta Sessão Especial que levou ao público em geral a temática da Campanha da Fraternidade.









segunda-feira, 13 de abril de 2015

BATISMO DE JOVENS CRISMANDOS

Na tarde deste domingo (12/04) na Igreja do Santíssimo foi celebrado o Batismo dos jovens que se preparam para receber o Sacramento da Crisma. A celebração foi de responsabilidade dos jovens crismandos. Quatro jovens receberam o batismo, dois da comunidade de São Sebastião (Gabriel e Thales) e dois da comunidade do Santíssimo (Isabela e Clara). Agora são os mais novos integrantes de nossas comunidades, que o Senhor os sustente na caminhada. E que a Luz do Cristo Ressuscitado possa sempre iluminar os seus caminhos.
PARA VISUALIZAR MAIS FOTOS DO BATISMO CLIQUE AQUI: www.facebook.com/sabatissimo









quarta-feira, 8 de abril de 2015

CELEBRAÇÃO DA ÁGUA

Na noite desta terça-feira (07/04), foi realizada no Santíssimo a Celebração com o Rito da Água, com os jovens que se preparam para receber o sacramento da crisma. Após a homilia, entraram sete jovens com jarros d'água e após a benção Frei Gregório incentivou a todos que fizessem o sinal da Cruz com a água benta.